Educação
Ecológica

Os Objetivos Laudato Si’ guiam as nossas ações. Eles redefinem e reconstroem a nossa relação uns com os outros e com a nossa casa comum. A abordagem holística proposta tem em consideração os limites dos sistemas socioeconómicos e as raízes humanas da crise ecológica. Estes objetivos apelam a uma revolução espiritual e cultural para alcançar a ecologia integral.

A Educação Ecológica visa repensar e redefinir a reforma curricular e institucional no espírito da ecologia integral, com o objetivo de cultivar a consciência ecológica e promover ações transformadoras. Essas ações podem incluir garantir acesso equitativo à educação para todos, promover os direitos humanos, fomentar os temas da Laudato Si' na comunidade, incentivar a liderança ecológica entre alunos e professores, bem como promover atividades para resolver problemas ecológicos específicos.

Nota: os excertos e citações partilhados assinalados com LS referem-se à Carta Encíclica Laudato Si' do Papa Francisco, LD refere-se à Exortação Apostólica Laudate Deum do Papa Francisco, CV refere-se à Carta Encíclica Caritas in Veritate do Papa Bento XVI.

«Muitas coisas devem reajustar o próprio rumo, mas antes de tudo é a humanidade que precisa de mudar. Falta a consciência duma origem comum, duma recíproca pertença e dum futuro partilhado por todos. Esta consciência basilar permitiria o desenvolvimento de novas convicções, atitudes e estilos de vida. Surge, assim, um grande desafio cultural, espiritual e educativo que implicará longos processos de regeneração.» LS 202

«A consciência da gravidade da crise cultural e ecológica precisa de traduzir-se em novos hábitos. Muitos estão cientes de que não basta o progresso actual e a mera acumulação de objectos ou prazeres para dar sentido e alegria ao coração humano, mas não se sentem capazes de renunciar àquilo que o mercado lhes oferece. Nos países que deveriam realizar as maiores mudanças nos hábitos de consumo, os jovens têm uma nova sensibilidade ecológica e um espírito generoso, e alguns deles lutam admiravelmente pela defesa do meio ambiente, mas cresceram num contexto de altíssimo consumo e bem-estar que torna difícil a maturação de outros hábitos. Por isso, estamos perante um desafio educativo.» LS 209

«É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas acções diárias, e é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para isso até dar forma a um estilo de vida. A educação na responsabilidade ambiental pode incentivar vários comportamentos que têm incidência directa e importante no cuidado do meio ambiente, tais como evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar com desvelo os outros seres vivos, servir-se dos transportes públicos ou partilhar o mesmo veículo com várias pessoas, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias… Tudo isto faz parte duma criatividade generosa e dignificante, que põe a descoberto o melhor do ser humano. Voltar a utilizar algo em vez de o desperdiçar rapidamente pode ser um acto de amor que exprime a nossa dignidade.» LS 211

«Se "os desertos exteriores se multiplicam no mundo porque os desertos interiores se tornaram tão vastos", a crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior. No entanto, devemos também reconhecer que alguns cristãos, mesmo os comprometidos e piedosos, frequentemente ignoram as preocupações ambientais com base no realismo pragmático. Outros são passivos, relutantes em mudar os seus hábitos tornando-se incoerentes. Falta-lhes, portanto, uma conversão ecológica que tenha em consideração todas as implicações do encontro com Jesus nas suas relações com o mundo ao seu redor. Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas sim parte essencial de uma existência virtuosa.» LS 217

«Duma vez por todas acabemos com a atitude irresponsável que apresenta a questão apenas como ambiental, "verde", romântica, muitas vezes ridicularizada por interesses económicos. Admitamos, finalmente, que se trata dum problema humano e social em sentido amplo e a diversos níveis. Por isso requer-se o envolvimento de todos. Por ocasião das Conferências sobre o Clima, chamam frequentemente a atenção as ações de grupos ditos "radicalizados"; mas na realidade eles preenchem um vazio da sociedade inteira que deveria exercer uma sã pressão, pois cabe a cada família pensar que está em jogo o futuro dos seus filhos.» LD 58

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conversão

(con·ver·são)

nome feminino

1. Acto ou efeito de converter.

2. Redução.

3. Mudança de forma ou qualidade, sem mudança de substância.

4. Mudança moral para melhor.

5. [Religião] Entrada numa religião que se julga ser a verdadeira.,

Origem etimológica:latim conversio, -onis, movimento circular, rotação, revolução, volta periódica, transformação, mudança, tradução.
"conversão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/convers%C3%A3o