Educação
Ecológica
Os Objetivos Laudato Si’ guiam as nossas ações. Eles redefinem e reconstroem a nossa relação uns com os outros e com a nossa casa comum. A abordagem holística proposta tem em consideração os limites dos sistemas socioeconómicos e as raízes humanas da crise ecológica. Estes objetivos apelam a uma revolução espiritual e cultural para alcançar a ecologia integral.
A Educação Ecológica visa repensar e redefinir a reforma curricular e institucional no espírito da ecologia integral, com o objetivo de cultivar a consciência ecológica e promover ações transformadoras. Essas ações podem incluir garantir acesso equitativo à educação para todos, promover os direitos humanos, fomentar os temas da Laudato Si' na comunidade, incentivar a liderança ecológica entre alunos e professores, bem como promover atividades para resolver problemas ecológicos específicos.
«Muitas coisas devem reajustar o próprio rumo, mas antes de tudo é a humanidade que precisa de mudar. Falta a consciência duma origem comum, duma recíproca pertença e dum futuro partilhado por todos. Esta consciência basilar permitiria o desenvolvimento de novas convicções, atitudes e estilos de vida. Surge, assim, um grande desafio cultural, espiritual e educativo que implicará longos processos de regeneração.» LS 202
«A consciência da gravidade da crise cultural e ecológica precisa de traduzir-se em novos hábitos. Muitos estão cientes de que não basta o progresso actual e a mera acumulação de objectos ou prazeres para dar sentido e alegria ao coração humano, mas não se sentem capazes de renunciar àquilo que o mercado lhes oferece. Nos países que deveriam realizar as maiores mudanças nos hábitos de consumo, os jovens têm uma nova sensibilidade ecológica e um espírito generoso, e alguns deles lutam admiravelmente pela defesa do meio ambiente, mas cresceram num contexto de altíssimo consumo e bem-estar que torna difícil a maturação de outros hábitos. Por isso, estamos perante um desafio educativo.» LS 209
«É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas acções diárias, e é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para isso até dar forma a um estilo de vida. A educação na responsabilidade ambiental pode incentivar vários comportamentos que têm incidência directa e importante no cuidado do meio ambiente, tais como evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar com desvelo os outros seres vivos, servir-se dos transportes públicos ou partilhar o mesmo veículo com várias pessoas, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias… Tudo isto faz parte duma criatividade generosa e dignificante, que põe a descoberto o melhor do ser humano. Voltar a utilizar algo em vez de o desperdiçar rapidamente pode ser um acto de amor que exprime a nossa dignidade.» LS 211
«Se "os desertos exteriores se multiplicam no mundo porque os desertos interiores se tornaram tão vastos", a crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior. No entanto, devemos também reconhecer que alguns cristãos, mesmo os comprometidos e piedosos, frequentemente ignoram as preocupações ambientais com base no realismo pragmático. Outros são passivos, relutantes em mudar os seus hábitos tornando-se incoerentes. Falta-lhes, portanto, uma conversão ecológica que tenha em consideração todas as implicações do encontro com Jesus nas suas relações com o mundo ao seu redor. Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas sim parte essencial de uma existência virtuosa.» LS 217
«Duma vez por todas acabemos com a atitude irresponsável que apresenta a questão apenas como ambiental, "verde", romântica, muitas vezes ridicularizada por interesses económicos. Admitamos, finalmente, que se trata dum problema humano e social em sentido amplo e a diversos níveis. Por isso requer-se o envolvimento de todos. Por ocasião das Conferências sobre o Clima, chamam frequentemente a atenção as ações de grupos ditos "radicalizados"; mas na realidade eles preenchem um vazio da sociedade inteira que deveria exercer uma sã pressão, pois cabe a cada família pensar que está em jogo o futuro dos seus filhos.» LD 58
Para refletir...
Ao teu redor, quais são as Sementes de Esperança que são fruto da generosidade dos jovens, de que o Papa escreve?
Quais são os sinais que consegues discernir relativamente à conversão ecológica que fará de nós guardiões da obra de Deus?
No que está ao teu alcance, quais são os passos que consideras mais importantes a dar na direção de uma Educação Ecológica que seja consequente - o que pode ser feito aí e agora, onde estás?...
Com criatividade generosa, pensa que tipo de sementes de esperança gostarias de fazer germinar no teu terreno, para enriquecer a Educação Ecológica?
Para fotografar...
Desloca-te para um local onde se eduque: crianças, jovens ou adultos - não importa...
Fotografa algo que sugira, com criatividade, uma forma de elevar o nível da Educação Ecológica na nossa população, seja através da escola e educação formal, seja por outra forma.
conversão
(con·ver·são)
nome feminino
1. Acto ou efeito de converter.
2. Redução.
3. Mudança de forma ou qualidade, sem mudança de substância.
4. Mudança moral para melhor.
5. [Religião] Entrada numa religião que se julga ser a verdadeira.,
Origem etimológica:latim conversio, -onis, movimento circular, rotação, revolução, volta periódica, transformação, mudança, tradução.
"conversão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/convers%C3%A3o